Sementeira 36 células - Prática e perfeita para o cultivo doméstico
Está pensando em fazer a sua própria horta por aí?
Então, é muito importante que você saiba como preparar as plantas de diferentes espécies hortícolas que existem.
Uma informação importante é que como as plantas são diferentes, elas não seguem o mesmo padrão. O que isso significa? Nem todas elas se desenvolverão bem da mesma maneira.
Por exemplo, existem espécies que se beneficiam com o transplante.
Alfaces, couve-flor, tomates e couve são algumas delas. Há também as que são indiferentes ao transplante, como as rúculas, beterrabas e almeirões.
E por fim, existem as espécies que não toleram o transplante e que não desenvolverão as raízes, como as cenouras, nabos e rabanetes.
A grande maioria das espécies podem ser plantadas diretamente no local definitivo mas, quando temos pouco espaço essa definitivamente não é a melhor saída, afinal, o canteiro ficará ocupado por muito tempo.
Qual é a melhor saída então? Apostar em sementeiras, que são o espaço onde as sementes irão germinar, começar o processo de desenvolvimento e transformar-se em mudas. Quando chegarem a esse estágio, aí sim será a hora do plantio em local definitivo.
Uma das principais e melhores vantagens de se utilizar sementeira é o tempo bem curto que o canteiro ficará ocupado. Folhosas como alface e rúcula podem ser colhidas com menos de um mês. Pouquinho tempo, né?
Algumas outras espécies podem ser mantidas por maior tempo pois colhemos só as folhas desenvolvidas. Como é o caso de couves, cebolinha, salsa, entre outros.
Outra vantagem de utilizar sementeiras é que essa importante etapa garante um controle maior da umidade durante o período inicial do crescimento da planta. Isso aumenta as chances de sucesso na germinação e desenvolvimento.
Plantando e germinando as sementes
Toda semente tem suas características e suas orientações de cultivo, como quantidade de sementes por furo, melhores épocas para produção, entre outros.
Encha sua sementeira com composto para plantio sem compactá-lo. Para saber a profundidade pense que a semente precisa estar protegida, porém quando germinar ela precisará encontrar a luz, por isso não pode ser plantada no fundo.
Faça pequenos furos com o dedo em uma profundidade de no máximo 1 centímetro, coloque as sementes, cubra com a terra e regue em seguida.
Recomenda-se para acelerar o processo de germinação colocar a sementeira em um saco transparente ou até mesmo filme plástico sobre a sementeira e deixe-a vedada até sua germinação completa.
Este ciclo dura em torno de 10 dias.
Luminosidade, temperatura e regas ideais
As sementeiras precisam ficar sob boa luminosidade e com temperaturas médias a altas.
É a energia solar e o clima quente que aceleram o processo de maturação da semente.
Porém se sua região for muito quente com temperaturas acima de 32°C durante o dia, deixe a sementeira em sombra parcial.
A temperatura ideal está em cerca de 28°C.
Para as regas, o ideal é utilizar um borrifador e umedecer o solo de forma uniforme evitando encharcar para que suas sementes não afundem.
Após a germinação das sementes regue de uma a duas vezes ao dia.
Dimensões do produto:
Esta sementeira possui 03 centímetros de altura x 26,5 centímetros de largura.
Cada célula possui 3,5cm x 3,5cm.