DESCRIÇÃO:
Agebendazol é um anti-helmíntico à base de sulfóxido de Albendazol com ação sobre vermes adultos, larvas, larvas inibidas e ovos dos principais parasitas internos de bovinos, atuando sobre formas de difícil tratamento, como fascíolas e cistos. Age prontamente, sem sobrecarregar o metabolismo do hospedeiro.
INDICAÇÃO:
Agebendazol é indicado no controle das principais verminoses gastrintestinais e pulmonares (nematoides) que acometem os bovinos, além dos cestódeos (tênias), Cysticercus bovis (embrião de Taenia saginata) e trematódeos (fascíolas adultas). Possui ação contra as 3 fases do ciclo de vida dos parasitas (adultos, larvas – inclusive hipobióticas e ovos).
MODO DE AÇÃO:
O mecanismo de ação se dá por inibição da enzima fumarato redutase, presente nas mitocôndrias, reduzindo a síntese de trifosfato de adenosina (ATP), responsável pelo armazenamento e transferência de energia necessária para o metabolismo do parasita. Desta forma, os helmintos ficam desprovidos da fonte de energia necessária à sobrevivência, sendo eliminados do organismo por meio de movimentos peristálticos intestinais.
O medicamento inviabiliza ainda a eclosão dos ovos dos vermes.
A ação do produto é observada durante um período de 48 horas desde a administração.
COMPOSIÇÃO:
Cada 100 mL contém:
Sulfóxido de Albendazol............15,0 g
Veículo…q.s.p......................100,0 mL
posologia e modo de usar:
O produto deve ser administrado exclusivamente pela via parenteral, através da injeção subcutânea, aplicando-se preferencialmente na tábua do pescoço, na dose de 1 ml para cada 44 kg de peso corporal, que fornece 3,4 mg/kg de sulfóxido de Albendazol.
Para o tratamento de ostertagiose tipo II (larvas em hipobiose), administrar a dose de 2,2 ml/44kg de peso corporal, que fornece 7,5 mg/kg de peso.
A dose para o tratamento da Fascíola hepática na forma adulta é de 1,3 ml para cada 44 kg de peso, que fornece 5 mg de sulfóxido de Albendazol por kg de peso corporal.
Para o tratamento de Cysticercus bovis, administrar a dose de 2,2 ml/44 kg de peso corporal, que fornece 7,5 mg/kg de peso, 60 a 90 dias antes do abate.
Para que ocorra uma atuação adequada do medicamento sobre os cisticercos, o intervalo entre o tratamento e o abate dos animais não deve ser inferior a 40 dias.
PERÍODO DE CARÊNCIA:
Observar o intervalo de 14 dias entre o último tratamento e o abate dos animais destinados ao consumo humano.
Descartar o leite até 72 horas após à administração.
Não existem restrições no uso concomitante com outros medicamentos ou com produtos biológicos, podendo ser administrado simultaneamente à vacinação contra febre aftosa, tétano, brucelose, clostridiose, raiva, etc.